quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Ciúmes, malditos ciúmes.

Este post tem a particularidade de colocar em debate um sentimento que por vezes acontece nas nossas vidas, sejamos os causadores ou as vítimas, e que provoca grandes dissabores...

CIÚMES, MALDITOS CIÚMES

Há quem defenda que uma pitada de cíumes numa relação é saúdavel, porque significa que o interesse mútuo permanece aceso.
A ausência de ciúmes assim como o seu excesso podem prejudicar uma relação.
Entre o Tomé e a Clara, os ciúmes estavam presentes de parte a parte. A Clara, além de se sentir completamente enganada, vivenciou-os verdadeiramente quando descobriu o "caso" entre o Tomé e a Vera. Por último os ciúmes gritantes e doentios do Tomé por Clara, conduziram-no a um comportamento agressivo bastante condenável. A Clara de quem gostava tanto passa a ser odiosa e uma profunda raiva apodera-se dele.
O Tomé gostava demais da Clara. O desejo por ela era enorme e tão forte que queria realmente possuí-la.
Na sua imaginação a amada "escapava-se-lhe" das suas mãos para as "mãos de outro"
A existência de uma ameaça de que se vai perder quem mais se ama e a dor que essa possibilidade acarreta são as características fundamentais do ciúme. A falta de diálogo e compreensão são factores que complicam ainda mais o relacionamento amoroso abrindo caminho a conflitos intensos.
Os ciumentos sofrem e fazem sofrer. Mas os ciúmes podem ser vencidos.
O Tomé venceu-os quando pediu perdão à amada, sabendo conscientemente o quanto a tinha decepionado. Mostrou-se disposto a reverter a situação. Mas só o poderia fazer mediante a ajuda de Clara. O Tomé tomou um posicionamento construtivo fundamental para alcançar o êxito.
O amor necessita de consideração, confiança, honestidade, diálogo, saber ouvir, criticar com carinho e estar disposto a crescer...

Clara e Tomé- grande cena de ciúmes!


Clara e Tomé- grande cena de amor!


( este video foi tirado do Blog de um Fã)

52 comentários:

Anónimo disse...

QUE CENAS LINDAS! QUE GRANDES ACTORES!

Anónimo disse...

Nem parece o mesmo Tomé nestas duas cenas..Na realidade o cíúme é algo e doentio que pode estragar definitivamente um grande amor!

Anónimo disse...

Muito bem representado pelo Marco, mas totalmente desvairado com o ciúme!Não estava nelepara se virar à Clara daquela maneira.

Anónimo disse...

Abençoado estalo,aquele bem grande que a Clara lhe pregou!

Anónimo disse...

Então!! Já contactaram todas as vossas amiguinhas para votarem no par Tomé/Clara!?!? Só assim se justifica estarem à frente dos MAGNÌFICOS Gonçalo/Raquel!!!!
Eles sim, formarartam o par romântico mais bem conseeguido de sempre, vai ser muito difícil fazer melhor!!

Anónimo disse...

Penso que ninguém contactou as pessoas para vir aqui votar..
As pessoas vireram porque quiseram..

Anónimo disse...

Será?? Também acho muito estranha esta votação!!!!

Anónimo disse...

Com esta votação rídícula e manipulada, querem provar à força que o casal da IDA superou o Gonçalo/Raquel!!

Anónimo disse...

Mas onde foram pensar uma coisa dessas??????Não me parece que a votação seja ridícula...

Anónimo disse...

GONÇALO E RAQUEl, foram imbatíveis, digam o que disserem, não vão ser os resultados destas votações que vão alterar isso!!!
A mentora destas votações já sabia à partida quem iria ganhar no final, caso contrário não teria colocado essa ideia em prática!!!

Anónimo disse...

Se fosse justa.... não seria ridícula....

Anónimo disse...

M QDO É Q VC CRESCEM E COMEÇAM A RESPEITAR AS OPINIÕES DOS OUTROS!
"QUEM NÃO GOSTA NÃO COME..." DITADO ANTIGO E QUE SE APLICA PLENAMENTE NESTE CASO. PORQUE ESTE FUNDAMENTALISMO CRÓNICO É DOENTIO E DEPOIS ESTE POST NEM SEQUER É SOBRE VOTAÇÃO NENHUMA. É PARA SE FALAR DO CIÚME. OPINAR SOBRE ESSE ASSUNTO SE É QUE AINDA NÃO REPARARAM.

Anónimo disse...

Estão quase empatados..

Anónimo disse...

Ainda não repararam que as donas do blog, são defensoras acérrimas da Sofia Alves, nunca iriam permitir que o par de Tv ganhasse estas votações!Esta sim, é a VERDADE!!! Mas isso também não interessa para nada......
Quanto ao cíume já está tudo dito, basta ler o texto de abertura, por sinal muito bem escrito. Parabéns á autora!!!!

Anónimo disse...

Uma coisa é certa, se eu quizesse perder um bocadinho de tempo, colocaria o Gonçalo/Raquel em 1º lugar em trés tempos!!!!
Mas acho que não é justo!!!!

Anónimo disse...

Os ciúmes s/ tramados.Passamos a odiar quem mais se ama. Mas de uma forma t/ animalesca q nem conseguimos conter. A raiva é tanta! Por tudo. Pq nos deixou (axamos), pq se atreveu a entrar na nossa vida s/ aviso e deixou-a virada de pernas para o ar. Pq quebrou a nossa rotina e rompeu com o nosso projecto de vida e principal/ pq ficámos sózinhos s/ rumo, completa/ perdidos.

Anónimo disse...

Desculpe, mas penso que não interferiram em nada!

Anónimo disse...

AS DONAS DO BLOG SÃO IMPARCIAIS!

Anónimo disse...

E lá começam outra vez as discussões por causa dos casais! Sim já percebemos que as donas do blog preferem o casal Tomé/Clara, é evidente! Mas qual é o problema? Cada um tem as suas preferências! Eu particularmente prefiro o casal Gonçalo/Raquel e acho que nem há comparação possível entre os dois casais, as próprias revistas diziam que o casal Gonçalo/Raquel foi um dos mais bem conseguidos pares românticos da televisão portuguesa! Mas respeito a opinião dos outros!
O ciúme realmente é algo que pode mesmo tornar-se doentio. Uma grande interpretação do marco!Quanto ao texto está muito bem escrito! Parabéns a quem o escreveu!

Anónimo disse...

Sim, elas nunca disseram directamente que preferiam este ou aquele, mas há pequenos detalhes em que notamos as preferências, mas é normal! Como disse anteriormente cada um tem as suas preferências e nós só temos que respeitar!

Anónimo disse...

Apesar de preferir de longe o casal de Tempo de Viver, concordo plenamente com o penúltimo comentário, afinal gostos não se discutem e temos que respeitar as preferências de cada um!!!
Também aproveito para dar os parabéns a quem escreve os textos deste blog, são simplesmente fantásticos!!

Anónimo disse...

Também não compreendo como ainda insistem nesta comparação, isso sim é ridículo, uma vez que na minha opinião nem sequer existe comparação, mas enfim....
O ciúme numa relação só atrapalha, acho-o perfeitamente dispensável!!

Anónimo disse...

O ciúme e a transformação do Tomé estragou um pouco a relação deste par.Só a cena em que o Tomé salva a Clara contribuiu para equilibrar um pouco a coisa.

Anónimo disse...

Não me parece que as pessoas responsáveis por este Blog sejam parciais em relação ao assunto de que falaram. Apenas se limitaram a propôr uma votação..

Anónimo disse...

Parabéns para a pessoa que escreve os textos! São simplesmente fantásticos!

Anónimo disse...

Não se pode pensar que temos em nós a sabedoria universal...
Devemos ter a flexibilidade suficiente para aceitar a opinião dos outros..

Anónimo disse...

Dá gosto ler ostextos neste Blog!

Anónimo disse...

As donas do Blog tb fazem posts sobre o par Raquel / Gonçalo.
E, apenas pedem que as pessoas dêem a sua opinião ..

Anónimo disse...

Mas torcem mais pela Sofia. No Forum , quando mandam mensagens, defendem-na sempre!

Anónimo disse...

Axo ke extão apenas a xer juxtax!

Anónimo disse...

O que se pretende, acho eu, é incentivar o debate!

Anónimo disse...

A Clara nunca vai ser totalmente feliz por causa do feitio do seu amor! O ciúme arruina uma relação!

Anónimo disse...

Acredito q vencidos os ciúmes, td e qq relação possa alcançar o sucesso. Às vezes os ciúmes podem acontecer devido a inúmeros factores q trazem insegurança a uma relação, o q n quer dizer q dp de esclarecida a situação n se desvaneçam. O grave é qdo são patológicos, aí sim podem ser perigosos e nenhuma relação se aguenta.

Anónimo disse...

Ós ciúmes no Tomé foi sempre um temas recorrente ao longo da novela!Portanto devem ser tipo patológico!

Anónimo disse...

Mas ele ama a Clara demais para a tornar a magoar daquela maneira tão feia!Isto é, se fosse na vida real, penso que ele tentaria o ~máximo para a fazer feliz!

Anónimo disse...

Porque o Tomé apesar de ser ciumento tinha um grande coração!

Anónimo disse...

O Tomé provou que o ciume numa relação é como o sal na comida "sem nenhum fica sem gosto, demasiado estraga".
O Tomé sempre foi assim ao longo da novela primeiro desvairado com a vingança,depois alucinado com o ciume,mas com grande sentido de justiça e capaz de pedir desculpa assim que via que tinha errado.

Anónimo disse...

Não concordo muito com o comentário anterior. O ciúme não é nada bom. Pelo contrário . É o inicio do fim do amor!

Anónimo disse...

O Tomé mm na 1ª fase da novela qdo pretendia vingar a morte do pai, por detrás daquele sede de vingança, havia uma enorme atracção pela Clara q n conseguia esconder. O 1º a notar isso foi o Rui. E nessa altura ele ofendeu a Clara pq sentia enorme ciúmes do Henrique! Ele sempre sentiu ciúmes da Clara ao lg de td a novela. O q é certo é q o Tomé sempre sentiu mto medo de perdê-la, fosse pq o Henrique e a Mª Amélia tentassem separá-los ou pq o Francisco reconquistasse a namorada. Recordem-se q o Francisco ameaçou-o disso. Havia um ambiente á volta do casal q proporcionava este tipo de sentimento.

Anónimo disse...

Houve essas circunstâncias, é certo, mas as pessoas ciumentas arranjam sempre pretextos para "cultivar " os seus ciúmes!
O Tomé não é com certeza uma excepção!

Anónimo disse...

O ciume é um sentimento que existe sempre que existe amor ou até amizade,há ciume entre irmãos até de tenra idade,há ciume entre os animais.O que acontece felizmente na grande maioria das relações é que o ciume é controlado e até evitadas as situações que podem conduzir a ataques de ciume extremo.No caso do Tomé, personagem muito bem construida, ele era assim impulsivo,inseguro ,incapaz de disfarçar tanto o amor,como o ódio como o ciume,sempre foi assim do inicio ao fim da telenovela.

Anónimo disse...

A personagem foi tão bem construida que marcou muito os espectadores! Marcou pela positiva e pela negativa!O lado ciumento do Tomé ficará sempre na memória de quem seguiu a novela assiduamente!

Anónimo disse...

Podiam não gostar, mas admiravam a magnífica representação!

Anónimo disse...

Sem dúvida q o Marco retratou bem o sofrimento por que passa um ciumento! Foi mm uma cavalgadura.
M uma cavalgadura convincente e odiosa! Gostei!

Anónimo disse...

épa, para mim o tomé foi excelente a representar e a sofia tb, agora naõ importa se n gostaram da personagem, ele só a tava a representar e muito mas muito bem, e dexem de tar a comparar os pares gonçalo e raquel e tomé e clara, cada um tem a sua opinião. e ponto, e eu tenho aminha , para mim o par tomé e clara foi melhor em termo de amor, quimica, e o ciume e sempre bom, o que quer dizer que se amam, e o tomé faz muito bem em ter ciumes, não o cencuro, para mim( a minha opinião) o par gonçalo e raquel não tiveram tanto isso, ou secalhar até tiveram mas como não eram os actores principais não lhes dei tanto importância, ás vezes viaos juntos e não acahva nada de especial, mas é aminha apinião e não censuro opiniões opostas da minha, essas pessoas teram as suas razões como eu, agora não e persiso tarem a discutir por causa disse, temos sim de elugiar o trabalho dos actores, o MARCO A SOFIA E A MARIA JOÃO, são uns actores fantásticos, magnificos, são lindos lindo lindos lindos lindos!

Anónimo disse...

Em Tempo de Viver o Marco e a MJoão não eram de facto os protagonistas mas a partir do meomento em que começaram a contracenar, conquistaram o posto de protagonistas por mérito e competência, e se bem me lembro o final da novela acabou precisamente com eles e não com os supostos protagonistas iniciais!!!
Já na IDA os protagonistas iniciais foram passando para 2º plano e nem sequer tiveram um final digno de protagonistas , como o Gonçalo e a Raquel!!!

Anónimo disse...

Acho muto bem que seja grande fã da Sofia Alves, mas daí a dizer que o Marco e Maria João em T.V, não foram nada de especial só demonstra uma grande insensibilidade!!! A química entre eles transbordava do écran, nunca em ficção vi nada melhor!!!

Anónimo disse...

Concordo, a química entre o MDA e MJB em Tempo de Viver era de tal maneira intensa que a partir do momento em que eles começaram a fazer par romântico as audiências da novela subiram!!!

Anónimo disse...

Todos os tres actores mencionados, nos comentários anteriores são fantásticos.Concordo que o par Raquel e Gonçalo representou as melhores cenas romanticas alguma vez vistas em
telenovela,a quimica entre eles, o próprio contacto corporal, era de alguém que está mesmo apaixonado.
O Tomé e a Clara levaram a história deles mais para o lado do carinho, do abraço, mas também foi muito bonita.
Aliás foi essa representação tão real,de TDV que levou aos boatos de uma suposta relação entre os dois actores.

Anónimo disse...

O lado do carinho também é sublime e não é menos romântico, nem significa que o amor seja menos intenso!Também votei no par Tomé / Clara!

Anónimo disse...

E quem é que aqui está interessado em saber quem vota em quem?!???
GONÇALO E RAQUEL FOREVER!!!!!!!

Anónimo disse...

primeiro dizes que não interessa quem votou em quem, mas depois começas a dizer GONÇALO E RAQUEL FOREVER, chiça!

já agora digo em quem votei, TOMÉ E CLARA!